segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Coma doces e diminua 15 anos de sua vida


A frase é forte, impactante e faz parte de uma pesquisa alemã que sugere um aumento na expectativa de vida de todos nós se (simplesmente) pararmos de ingerir guloseimas...



Primeiro preciso te perguntar uma coisa: qual mulher na TPM consegue ficar sem um docinho? Bom, mesmo que você abra mão de alguns anos de vida, não vai conseguir ficar sem os açúcares e os carboidratos.

A pesquisa realizada na Alemanha pelo Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, descobriu que reduzindo o consumo de glicose encontrada é possível aumentar a expectativa de vida em até 15 anos.

Tudo bem que o estudo foi feito em minhocas e que elas tiveram um aumento considerável na produção de radicais livres – prejudiciais ao organismo, pois estão ligadas a doenças degenerativas como câncer e envelhecimento. Só que não podemos considerar o açúcar um vilão. “O problema é que nós fazemos mal uso dele, isto é, o ingerimos em excesso”, comenta a médica nutróloga Valéria Goulart.

“O açúcar branco é hoje o principal representante da alimentação industrializada moderna. Existem estudos que esclarecem que 85% das doenças modernas estão relacionadas ao excesso deste tipo de alimento, usado em uma nutrição desequilibrada”, explica a especialista.

Com calorias e sem valor nutricional, proteína, vitamina ou sais minerais, o açúcar (refinado, cristal ou mascavo) entra no nosso organismo alterando o metabolismo, gerando problemas como a obesidade e a diabetes. Fora isso, ainda está relacionado a doenças como arteriosclerose, câncer, leucemia, varizes, enxaquecas, insônia, asma, bronquite, distúrbios menstruais, infecções, pressão alta, prisão de ventre e diarréias crônicas, entre outras.

“É preciso lembrar que nenhuma criança, ao nascer, gosta de doce ou salgado até que tenha o paladar formado. Nós adultos é que estragamos o seu paladar. O açúcar é também culpado de sugar as reservas de vitaminas do grupo B, descalcificando os ossos”, acrescenta Valéria Goulart.

Apesar de tudo, precisamos dos açúcares e dos carboidratos para ter energia no nosso dia-a-dia. “Mas esta glicose que necessitamos pode ser obtida a partir de uma alimentação balanceada diariamente”, explica a médica.

Drible o impasse...
Se possível, diminua ao máximo o consumo de açúcar e dos carboidratos (sim, eles também viram glicose no seu organismo). Troque por cerais, como massa à base de trigo, arroz integral e aveia, que fornecem muitas vitaminas e minerais, fibras e outras substâncias que ajudam você a ficar saudável. “Recomendo também o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação. Além disso, o uso do adoçante pode ser uma boa alternativa. Portanto, substitua o famoso docinho de sobremesa por uma boa salada de frutas”, diz.

Para você sair da dúvida, veja algumas dicas:

- Diminua ao máximo o uso do açúcar e, se for impossível, chegue perto de três a quatro colheres de chá por dia.
- Troque o açúcar branco pelo demerara ou mascavo. A grande diferença é que os naturais têm vitaminas e não passam por processos químicos – ótimos para a nossa saúde.
- Quando puder, substitua por adoçante de stevia.
- Ao invés de comer massas, prefira as que forem integrais. O mesmo vale para pães!

Uol Saúde

Nenhum comentário: