sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Você se veste de forma saudável?

O corpo, esse veículo único e insubstituível a bordo do qual as pessoas se movimentam pelo planeta, vivem e se relacionam umas com as outras, tem sua própria linguagem, através da qual é capaz de expressar se a roupa que você veste é saudável. Quando você se sente confortável, satisfeito com a roupa e tem liberdade de movimentos, seu corpo também se sente à vontade, pois estar vestido deve ser algo prazeroso e natural. Por outro lado, quando você está com dores, se sente muito "apertado", se movimenta com dificuldade ou aparecem feridas e vermelhidão na pele, é sinal de que o corpo está "reclamando". A roupa que você veste está causando mal-estar.

Especialistas no impacto das roupas na saúde, o traumatologista Antonio Díaz Martínez, de Madri, e o dermatologista Ángel Boza, de Barcelona (Espanha), sugerem algumas idéias práticas para se vestir de maneira saudável e confortável, levando em conta os principais elementos do vestuário.

O calçado ideal - Os sapatos muito apertados e com ponta tendem a causar joanetes, calos e asperezas no pé. Os saltos muito altos podem gerar problemas ósseos ou articulares, pois carregam todo o peso do corpo apenas na parte anterior da planta do pé. É aconselhável usar saltos de dois centímetros, que favorecem o caminhar, assim como sapatos de formas largas, que previnem deformidades nos ossos. Além disso, as botas de cano alto devem permitir um espaço de dois dedos entre o calçado e a perna.

Calças largas - Normalmente, as calças não causam problemas quando a parte superior não está mais apertada que a inferior, porque certo grau de compressão nas extremidades inferiores permite que os tecidos corporais mantenham uma pressão. Por outro lado, se a parte alta da calça estiver muito justa, dificulta a circulação sangüínea, já que o sangue circula de baixo para cima. As calças que apertam demais o corpo podem causar inchaço nas pernas, problemas circulatórios e agravar a inflamação dos folículos pilosos.

Tecidos naturais - Escolha, sempre que possível, peças em tecidos naturais, como linho, algodão e seda, que causam menos reações alérgicas. Além disso, é recomendável lavar a roupa nova antes de usá-la, para eliminar os possíveis resquícios de perfume e tintura.

Roupa íntima saudável - Os sutiãs que mantêm toda a glândula mamária dentro da taça da peça, sem machucar ou deixar marcas, mas sem serem grandes a ponto de não oferecer sustentação, são ótimas opções. Parar de usar o sutiã, no entanto, não é uma boa opção, pois pode deixar precocemente as mamas caídas e favorecer as estrias, com o passar do tempo. Além disso, é aconselhável que as peças íntimas, principalmente as da parte inferior do corpo, sejam de algodão, que permite uma melhor transpiração. Os tecidos sintéticos podem causar irritações na pele.

(Yahoo Notícias)

Nenhum comentário: