quinta-feira, 13 de março de 2008

Gripe aviária em humanos

O vírus H5N1, causador da gripe aviária, poderá sofrer em breve uma mutação que tornará mais fácil sua ação no organismo humano. A afirmação foi feita por Zhong Nanshan, um dos maiores especialistas chineses em doenças respiratórias.

Zhong ressaltou que os cuidados durante o mês de março são imprescindíveis, já que nesse período o vírus da gripe comum entra em circulação. "Devemos ficar muito prudentes e muito atentos. Quando a gripe aviária está atacando e a humana também, as possibilidades da gripe aviária se transformar em humana aumentam", disse.

Hong Kong

Cientistas temem que o H5N1 possa sofrer alterações, tornando-se capaz de atacar diretamente os seres humanos. Desde 2003, cerca de 370 pessoas contraíram o H5N1, das quais 234 morreram. Em Hong Kong, uma escola foi fechada ontem após ser constatado foco da doença. Uma criança de sete anos faleceu e dezenas apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta e tosse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena uma operação global para combater a propagação da gripe aviária. A entidade já reservou cerca de 3 milhões de doses do remédio oseltamivir (conhecido comercialmente como Tamiflu) para conter o vírus num primeiro momento e outras 2 milhões para serem usadas por países em desenvolvimento, que não teriam acesso ao medicamento.

Brasil

Apesar de não haver casos registrados da doença no Brasil, é importante ficar alerta já que, no caso de uma pandemia, a gripe aviária não respeitará fronteiras.

Yahoo Notícias

Nenhum comentário: