quinta-feira, 13 de março de 2008

O caso do presidente e a prostituta


O governador de Nova York, Eliot Spitzer, anunciou ontem (12/03) sua renúncia, após o envolvimento em um escândalo sexual, que se tornou público depois que ele admitiu a seus assessores ligações com uma rede de prostituição. Em um breve pronunciamento, Spitzer afirmou que a transição de cargo se dará no dia 17 de março quando o vice David Paterson assume o governo do Estado.

"Eu não posso deixar que meus erros privados interfiram no trabalho público", disse Spitzer, ao anunciar a renúncia em uma coletiva de imprensa. Ao lado da mulher, o político democrata voltou a pedir desculpas pelo que classificou como "comportamento inaceitável".

Spitzer, que é casado e tem três filhos, estava em seu primeiro mandato como governador de Nova York. Ele foi procurador-geral do Estado e, durante sua gestão no cargo, ganhou projeção nacional por combater crimes ligados ao mercado financeiro.

Durante sua passagem pela procuradoria-geral de Nova York, ele chegou também a desmantelar redes de prostituição.

De acordo com o New York Times, a denúncia contra Spitzer teria surgido após quatro pessoas terem sido presas em conexão com uma rede de prostituição de alto luxo, conhecida como Emperor's Club.

A rede de prostituição promovia encontros entre prostitutas e clientes de alto poder aquisitivo em cidades como Washington, Nova York e Paris.

Documentos apreendidos durante a detenção dos quatro acusados apontariam o envolvimento de Spitzer.

Ele teria marcado um encontro com uma das prostitutas da rede em Washington no dia 13 de fevereiro.

Spitzer havia apoiado a senadora e pré-candidata democrata à presidência Hillary Clinton. Na segunda-feira, horas após a denúncia ter vindo à tona, a campanha de Hillary disse rejeitar o apoio do governador.

Spitzer renunciou depois que vários legisladores republicanos do Estado de Nova York ameaçaram, na terça-feira, iniciar um processo de destituição se o governador democrata não renunciasse em um prazo de 48 horas.

Terra

Nenhum comentário: