quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Em busca da memória perfeita



Um novo estudo realizado por pesquisadores americanos, que busca um entendimento mais profundo sobre a memória humana, mostrou que algumas pessoas têm a capacidade de relembrar os acontecimentos mais inexpressivos que tiveram em toda a vida, informa a agência AP nesta sexta-feira.

A pesquisa analisou o caso de um americano residente na cidade de La Crosse, no Estado de Wisconsin.

Brad Williams, 51 anos, que trabalha como âncora de um programa de notícias em uma estação de rádio local, possui a habilidade de se lembrar dos mais insignificantes detalhes e datas pelo qual passou na sua vida.

De acordo com o Dr. James McGaugh, neurobiologista da Universidade da Califórnia, que lidera o estudo, o talento de Williams estaria entre os melhores do planeta, tanto que foi colocado como parâmetro para o tema ao lado de uma mulher com habilidades extraordinárias semelhantes, que também já foi analisada por ele. A pesquisa anterior saiu na revista científica Neurocase em 2006.

Naquela época, a mulher de 40 anos, identificada apenas com as iniciais A.J., contou a McGaugh que sempre que ouvia uma data recordava instantâneamente do mesmo dia em anos anteriores, como se passasse um filme em sua cabeça. "O fenômeno acontecia sem parar, de forma incontrolável e totalmente desgastante", relatou ao médico.

Mas para Williams e alguns familiares, o seu dom de lembrar pequenos acontecimentos, especialmente datas, é uma fonte constante de diversão.

Por exemplo, ele pode recordar que era o dia 18 de agosto de 1965, quando sua família parou no restaurante Red Barn Hamburger durante uma viagem pelo Estado de Michigan. "Era uma quarta-feira", relembra. "Nós ficamos em um motel aquela noite na cidade de Clare. Parecia mais uma cabine", afirmou.

O radialista realmente gosta de testar sua memória constantemente. Basta questioná-lo sobre uma data há 40 anos e, após alguns minutos, normalmente ele informa as coisas que fez nesta data ou quais eram as principais notícias do dia.


Terra

Nenhum comentário: